Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPA - APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

  • Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 20h57
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 20h58
  • Acessos: 671

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

Foi realizada no dia 12 de setembro às 16 horas no auditório “Ítalo Chiarini“ do IFPA Campus Altamira a apresentação do relatório local de avaliação interna institucional do IFPA – Campus Altamira do ciclo: 2021-2023 do ano de referência 2022  pela Comissão Permanente de Avaliação Local (CPA) – Campus Altamira.

Apresentou-se também a composição da atual comissão local, o relatório de avaliação interna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do ano de referência de 2022 e o lançamento do processo de avaliação institucional do ano de 2023.

Na ocasião, a CPA teve a oportunidade de apresentar a sua finalidade institucional que é elaborar, desenvolver e executar uma proposta de avaliação interna, junto à comunidade acadêmica do IFPA, à administração, ao Colégio de Dirigentes e ao Conselho Superior, dentro dos princípios e diretrizes do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).          

Além disso, foi esclarecido que o processo de avaliação do IFPA se efetivará através do site do IFPA ou pelo SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) com um único instrumento organizado em cinco eixos, contemplando as dimensões do SINAES. E mais: que o gerenciamento do processo de avaliação de cada Campus será conduzido pela respectiva CPA Local, articulada com a CPA Institucional.             

Quanto ao processo de avaliação deste ano de 2023 apresentou-se brevemente o Questionário para a Avaliação Institucional – ciclo 2021-2023 – ano 2023 cujo eixo previsto é o 4 – Políticas de Gestão que compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira). Os Descritores aplicados serão: ÓTIMO – BOM – REGULAR – RUIM – INEXISTENTE – NÃO SEI OPINAR.

A reunião de apresentação contou com a presença dos discentes, professores, técnico-administrativos e gestores entre os quais a presença do diretor geral do campus, bem como do diretor de ensino, o diretor de extensão, o diretor de políticas educacionais e a coordenação do curso TADS.

Na apresentação dos relatórios o debate promovido permitiu a elucidação de partes do processo de avaliação, seus mecanismos e formas de aplicação. Mas não só. Permitiu também entender a relevância da CPA e da participação de todos os setores do campus para que a instituição ganhe destaque local e regional ao ser referência em educação pública, gratuita e de qualidade em Altamira.

A partir desta apresentação, temos a perspectiva otimista de que a avaliação no Campus em 2023 será de grande valor contando com a especial colaboração de todos da comunidade acadêmica para que o campus cresça institucionalmente em todas as suas potencialidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->