Brasil



Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Técnico em Aqüicultura

Técnico em Aqüicultura

Técnico em Aquicultura

 
TÉCNICO EM AQUICULTURA
 

1. APRESENTAÇÃO

O cenário aquícola paraense apresenta um enorme potencial de desenvolvimento, possuindo excelentes condições ambientais e grande diversidade de peixes nativos. Considerando o grande potencial apresentado pelo Município de Altamira para o cultivo de organismos aquáticos, e a importância socioeconômica e ambiental desta atividade, torna-se necessário desenvolver mecanismos que possam suprir as necessidades do setor. Um dos principais fatores que limitam e dificultam a prática da aquicultura em diversas localidades, é a carência de pessoal técnico especializado, capaz de direcionar uma exploração sustentável dos recursos aquáticos e, principalmente, buscar meios alternativos de produção, seja pela diversificação das espécies cultivadas, ou pelo melhor aproveitamento do pescado. A partir desse contexto, o IFPA, Campus Altamira, apresentou à comunidade o Curso Técnico subseqüente em Aquicultura. Dessa forma, acredita-se que a oferta de um curso Técnico em Aquicultura pode contribuir com a formação de profissionais especializados e capacitados para a prática da aquicultura na região, visando a produção de pescado de boa qualidade e com baixo custo e proporcionado a geração de empregos, além de possibilitar uma melhor gestão dos recursos pesqueiros naturais, incentivando seu aproveitamento sustentável e responsável na Região Amazônica.
 

2. OBJETIVOS

O objetivo principal do Curso é contribuir para o fortalecimento do setor aquícola, através da formação de mão-de-obra qualificada. O Curso aborda, durante três semestres, matérias referentes à tecnologia pesqueira, tecnologia do pescado, economia, gestão e aqüicultura, totalizando uma carga horária de 1.000 horas mais 200 horas de estágio.
 

3. PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Aquicultura está habilitado para trabalhar em instituições públicas e privadas do setor aquícola, empresas de produção e beneficiamento de pescado, laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda ou de forma autônoma como empreendedor. Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos. Poderá prestar serviços de auxilio nas áreas de engenharia de pesca, biologia, oceanografia, agronomia, veterinária, zootecnia entre outros, atuando na pesquisa, produção, fiscalização, extensão, gestão e planejamento dos segmentos da tecnologia do pescado e aquicultura.
 

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

Módulo I
Disciplinas
Carga Horária
Introdução à Informática
40
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
20
Português Instrumental
20
Ecologia e Educação Ambiental
40
Controle da Qualidade do Pescado
60
Introdução a Pesca e a Aquicultura
60
Biologia Aquática e Pesqueira
60
TOTAL
300
Módulo II
Disciplinas
Carga Horária
Empreendedorismo no Agronegócio
40
Fundamentos de Economia e Comercialização
40
Administração e Legislação dos Recursos Pesqueiros
40
Estatística Pesqueira
40
Beneficiamento do Pescado
80
Extensão Pesqueira
40
Associativismo e Cooperativismo Pesqueiro
40
TOTAL
320
Módulo III
Disciplinas
Carga Horária
Limnologia e Qualidade de Água na Aquicultura
60
Topografia e Construções Aquícolas
60
Piscicultura
80
Carcinicultura
80
Fundamentos de Nutrição e Patologia na Aquicultura
60
Novas oportunidades na Aquicultura
40
TOTAL
380
O Curso está composto de um total de 1200 horas.
Estágio Supervisionado de 200 horas

 
 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP